O Que Fazer em Suzano em 2022

Se você chegou até aqui é porque procura o que fazer em Suzano, certo? A cidade que se localiza no estado de São Paulo possui atividades para todas as ocasiões em qualquer época do ano.

Um ponto forte da cidade de Suzano é a parte ambiental, com trechos preservados que oferecem um verdadeiro refúgio da agitação do centro urbano.

Você pretende visitar a cidade em breve? Irá se mudar? Viagem a trabalho ou estudo? Ou se apenas é um morador buscando experiências diferentes? Independente da sua escolha, confira essas dicas!

O que você busca fazer em Suzano?

A cidade é cheia de atividades diferentes para fazer. De parques para visitar e lugares lindos.

Você pode visitar lugares gratuitos e “turistar” pela cidade e/ou tambpem pode ter experiências diferentes na cidade. Neste texto você pode ver as duas opções.

Lugares gratuitos para visitar em Suzano

Praças

  • Praça Cidade das Flores

Essa atração é bem recente. Foi inaugurada em 2019 e logo conquistou a preferência, sendo um dos pontos de encontro preferidos dos suzanenses para passar o tempo livre.

Fotografia da praça cidade das flores que fica em suzano. Na frente tem um letreiro grande, escrito "suzano" para os turistas tirarem fotos. Ao fundo está a praça.

É um espaço mais ligado à natureza, atraindo visitantes de toda a região do Alto Tietê, que aproveitam o cenário para fazer registros fotográficos belíssimos por conta dos espelhos d’água, da escultura de lata “Dama das Flores”, criada pelos escultores Lúcio Bittencourt e Rodrigo Bittencourt. E também do letreiro especial com os dizeres “Amo Suzano”. A Praça Cidade das Flores fica localizada na Avenida Paulo Portela.

  • Praça Sol Nascente

A cultura oriental é bem forte em Suzano, principalmente japonesa. Na Praça do Sol Nascente, há várias esculturas que fazem referência ao Japão. Um dos grandes exemplos é a escultura do Pássaro Tsuru, símbolo da cultura japonesa e tem 7m de altura. A obra é até recente, sendo instalada em 2016.

Na praça do Sol Nascente o paisagismo ganhou força com a plantação de cinco cerejeiras que, somadas às outras já existentes, totalizaram 13 árvores.

Fotografia da praça do Sol nascente que fica em suzano.

Praça do Sol Nascente de Suzano. Fonte: Prefeitura de Suzano

Em 2015, a praça ganhou novo paisagismo e iluminação. Além disso, na primeira etapa do trabalho, a Secretaria de Serviços e Manutenção restaurou a escultura da artista plástica Tomie Ohtake, que homenageia a imigração japonesa.

Agora, além de fazer exercícios, a população pode também apreciar a escultura em homenagem à imigração japonesa instalada na praça. A obra foi totalmente restaurada.

A parte da estrutura que antes estava caída, e outros pontos que estavam rachados, foram devidamente reparados. As equipes da pasta soldaram e pintaram toda a obra de arte. Todos os trabalhos foram feitos com mão de obra própria.

  • Praça do Baruel

O local conhecido como o Marco-Zero de Suzano recebeu, em 2019, uma série de melhorias e também tem o objetivo de preservar e resgatar a história do município e chamar a atenção para a tradicional festa que é uma das mais antigas da região.

Fotografia aérea da praça da igreja do baruel, em Suzano. Na fotografia aparece a praça inteira, com a igreja no centro.

Praça do Baruel, em Suzano. Fonte: Oi Diário

Após a revitalização, a praça da Igreja do Baruel tornou-se um centro turístico de 4,2 mil metros quadrados, com nova pavimentação, estacionamento e paisagismo. A revitalização da praça, elaborada pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, também recompôs a mata ciliar, requalificou as margens e recuperou a paisagem local, uma vez que a área abriga um dos córregos afluentes do rio Una. 

Parques

  • Parque Max Feffer

O Parque Max Feffer é indicado se está buscando por um programa que reúna envolvimento familiar e atividades físicas.

O espaço coloca à disposição da população pistas de ciclismo e caminhada. Também tem quadra de futsal, playground e piscina (para hidroginástica e aulas de natação). O Pavilhão da Cultura Afro-Brasileira Zumbi dos Palmares também marca presença no parque, é onde a cena cultural acontece. Acontecem apresentações, atrações culturais e aulas esportivas.

Fotografia aérea do parque max feffer, que fica em suzano. Um dos principais pontos procurados por quem procura o que fazer em suzano.

Parque Max Feffer, em Suzano. Fonte: Prefeitura de Suzano

A administração do parque costuma promover programação especial no mês das férias, com oficinas, atrações musicais, teatro infantil, cinema, contação de história, rodas e cantigas.

Antes o Parque Max Feffer ficava aberto diariamente das 6 às 21 h, porém agora o público poderá acessar o local das 7 às 21 horas. A mudança se deve à reclassificação da cidade pelo governo do Estado à Fase 4 – Verde do Plano São Paulo de retomada das atividades nesta quarentena contra a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

  • Viveiro Municipal

O Viveiro Municipal Tomoe Uemura está localizado na avenida Senador Roberto Simonsen, 340, no Jardim Imperador, e funciona todos os dias, das 8 às 17 horas.

O viveiro tem uma grande área verde com estufa e minhocário. Também tem canteiro com espécies de mudas frutíferas e floríferas. Qualquer entidade pode agendar uma visita.

Fotografia da frente do viveiro municipal que fica em Suzano. Na fotografia tem a entrada parecida com uma trilha, com uma placa recepcionando as pessoas.

Viveiro Municipal de Suzano. Fonte: Prefeitura de Suzano

“Um dos principais objetivos é buscar multiplicadores para a nossa ideia, que é engajar o cidadão para que saiba da importância dele na construção da cidade em que quer viver, participativa. Aqui se torna um grande quintal deles, onde os visitantes aprendem a vida em sociedade, autoestima, amor ao próximo e respeito à natureza e a todos os seres”, relatou o diretor de Parques, Praças e Jardins, Márcio Alexandre de Souza.

O local promove serviços de arborização, capacitações e doações de mudas de plantas. E é uma boa dica para quem tem pets em casa, pois há um espaço inteiramente dedicado para passear com os animais domésticos.

  • Pavilhão Zumbi dos Palmares

No Pavilhão da Cultura Afro-Brasileira Zumbi dos Palmares, localizado dentro do Parque Municipal Max Feffer, acontecem diversas atividades musicais, de diversos estilos, dança afro e palestras. Apresentações, atrações culturais e aulas esportivas também são experiências que você pode presenciar no Pavilhão.

  • Skate Park – Uma das maiores da América Latina

Considerada uma das maiores da América Latina, a pista de skate é de alto padrão, com 2,6 mil metros quadrados de área construída, e conta com mais de 20 obstáculos verticais e horizontais, bem como uma área conhecida como “bowl”. O espaço está de acordo com os padrões usados em torneios realizados em todo o mundo e é apto a sediar competições estaduais e nacionais.

O Suzano Skate Park também está localizado no Parque Municipal Max Feffer, no Jardim Imperador e funciona de quarta-feira a domingo, das 8 às 21 horas. Para se tornar usuário é preciso se cadastrar na administração do local com documento de identidade, comprovante de endereço e foto 3×4.

Fotografia de pessoas andando na pista de skate da Suzano Skate Park. Para quem curte skate e procura o que fazer em suzano, é o principal local para visitar.

Suzano Skate Park, em Suzano. Fonte: Prefeitura de Suzano

Também é necessário assinar um termo de responsabilidade, caso seja maior de idade. Para quem tem entre 11 e 17 anos, o documento deve ser assinado pelos pais ou responsáveis. Crianças de até dez anos têm que estar acompanhadas. Além disso, todos os menores precisam usar equipamentos de segurança.

Santuário das Pedras

Rodeadas por densas matas, lá estão as pedras gigantescas que compõem a beleza natural de Suzano. A pedra do Estudante é ideal para a prática do rapel, enquanto a pedra do Jacu, amontoado sobre pedras menores, forma uma bela gruta. O santuário também é composto pelo Sítio do Cristo.

É um pico que tem 960 m de altura. Para chegar lá, você precisa ir até a Fazenda do Pneu, onde segue por uma trilha chegando nas pedras. Poucas pessoas de Suzano conhecem esse local, que por sua vez é mais visitado por pessoas de fora.

Aldeia Indígena Lobo Velho

O espaço é um local de preservação da cultura indígena existente no local antes da chegada dos lusitanos colonizadores. A aldeia funciona como uma residência do Pajé Lobo Velho e um ponto de encontro de pajés de várias tribos indígenas, como Tupis e Guaranis. Esses encontros ocorrem em qualquer momento do ano.

Os visitantes podem conhecer as oficinas de artesanato e receber ensinamentos sobre a natureza e costumes indígenas. Também é possível fazer caminhadas na mata.

A aldeia tem espaço dedicado à exposição de artigos, como armas, arcos e outros enfeites relacionados à cultura indígena. Há três ocas disponíveis, um viveiro de aves e casa da reza.

A visita é feita através de agendamento prévio.

Lugares para experiências incríveis e diferentes para ter em Suzano SP

Paintball Xtreme

Uma opção não convencional do que fazer em Suzano, é dar uma passada em um campo de paintball para jogar uma partida com os seus amigos ou família. O esporte que cresce cada vez mais no Brasil, é garantia de muita diversão e adrenalina!

Na Paintball Xtreme você encontra um campo aberto e grande, com diversos obstáculos para dar aquele ar de guerra, onde você pode se proteger e criar várias estratégias para vencer o adversário.

Agende o seu jogo de forma online, sem precisar ligar e também sem precisar pagar o ingresso de todo mundo. Com o agendamento online, você reserva a data e passa o link para todo mundo que vai participar pagar o ingresso separadamente.

A prática de paintball em Suzano é feita principalmente pelo pessoal da Paintball Xtreme e Escape. Veja todos os combos para pagar menos e jogar paintball em SP em um campo sensacional!

Magic City

O Magic City é um complexo de lazer no meio da Mata Atlântica que inclui parque aquático, parque de diversões e hospedagem. Você e sua família podem desfrutar o dia ou um final de semana de pura diversão!

São dois parques aquáticos, com incríveis 5 milhões de litros de água em piscinas, onde você encontra toboágua, kamikaze, piscina de ondas, piscinas para adultos e crianças, uma área vip com piscinas aquecidas, cascatas, ofurô ao ar livre e mais de 600 m2 de parque aquático coberto.

Em termos de estrutura, o complexo de lazer oferece estacionamento gratuito (para associados e hóspedes da pousada), lanchonetes, restaurantes e loja de conveniência.

Devido à pandemia de Covid-19, foram adotadas medidas para garantir a segurança de visitantes e colaboradores no Magic City: agendamento das visitas, aferição da temperatura na entrada, limitação de público a 40% da capacidade, instalação de diversos pontos de higienização com álcool em gel, uso de máscaras de proteção obrigatório em áreas secas, reforço na sanitização de ambientes com produtos desinfetantes e distanciamento social.

Agora que você sabe tudo o que dá para fazer em Suzano. Escolha o que mais combina com você e com as pessoas que estão te acompanhando e se divirta.

Se está afim de ter uma experiência inesquecível no campo de paintball, você pode fazer o agendamento online aqui!

Consultar agenda