Airsoft ou Paintball? Qual a diferença?

As duas modalidades são perfeitas para quem gosta de jogos de estratégia e bastante aventura. Apesar do airsoft ter surgido pelos admiradores de tiro ao alvo, o paintball tem uma origem muito peculiar, da qual não foi pensado para ser um esporte, no entanto desenvolvido posteriormente para que isso acontecesse. São dois tipos de jogos conhecidos pela agilidade e necessidade de movimentação, além da sincronia com os parceiros de time. Apesar de possuirem várias semelhanças na forma de jogar, os jogos possuem características bastante diferentes. Ficou curioso/a para saber mais? Descubra as principais diferenças a seguir:  

 

De origem asiática, o airsoft surgiu no Japão por volta de 1970 por meio de um grupo de pessoas amantes de armas e tiro esportivo. No país o controle de armas é algo bastante rígido devido às guerras no passado, principalmente pela segunda guerra mundial, então o acesso ao mercado era praticamente impossível. 

 

A fabricação dos primeiros armamentos de airsoft foram criadas por um grupo de pessoas amantes de armas e de tiro esportivo. A fabricação em larga escala foi feita por uma indústria japonesa chamada Tokyo Marui, na qual fabricam armas até hoje em dia.

 

No princípio o airsoft foi criado para a modalidade do tiro ao alvo, mas à medida que o tempo foi passando, começou a ganhar mais adeptos que gostavam de combate. Rapidamente o airsoft ficou conhecido em outros países do oriente como Filipinas,   Coreia do Sul, China e Taiwan, atualmente conhecidas como os maiores fabricantes e exportadores do mundo.

 

O esporte apenas chegou ao Brasil em meados dos anos 2000 mas demorou para ser reconhecido devido ao preconceito ao uso de armas, já que a maioria são réplicas de armas de fogo muito conhecidas. Apenas em 2007 foi criada uma portaria que regulamenta e regulariza a modalidade. 

 

História do Paintball 

Já o Paintball tem origem ociental, especificamente nos Estados Unidos. Diferente do Airsoft, o Paintball surgiu pela necessidade de demarcar árvores que deveriam ser derrubadas e até então usavam bolinhas de tinta para realizar essa tarefa. 

 

Então os amigos Bob Gurnsey, Charles Gaines e Hayes Noel tiveram a ideia de utilizar armas com tintas como forma de munição. A primeira partida ocorreu em New Hampshire, e a ideia do jogo era “free for all” diferente do que é comumente jogado hoje em dia.

 

Tipos de jogo para airsoft e paintball são diferentes?

Modalidades de airsoft

No airsoft existem várias maneiras de jogar que possam mostrar as habilidades e competências de cada jogador. Pelo jogo possuir semelhanças com o combate militar, as simulações podem ocorrer de maneiras distintas, mantendo o nível de experiência dos grupos de jogadores. Seguem as mais comuns formas de jogar: 

 

  • Capturar a Bandeira 

Uma das formas mais conhecidas, “capture the flag” é jogado com dois times e tem o propósito de capturar a bandeira do adversário. Um combate que é preciso muita estratégia e visão do local do jogo. 

Fonte: GBN Defense

  • Último Homem

Também conhecido como mata mata ou resta um, pode ser jogado individualmente ou em grupo. Se jogado individualmente o objetivo é atingir todos os jogadores até restar apenas um. E em equipe, é preciso atingir todos os membros do time adversário. Em ambos os casos é necessária muita estratégia e sintonia entre os times. 

 

  • Rei da Colina 

Semelhante com a modalidade Capturar a Bandeira, essa forma de jogar é realizada entre duas equipes, e o um time deve proteger a bandeira e impedir que o time adversário se aproxime da “colina” – local onde a bandeira está. 

 

  • Médico 

O objetivo dessa modalidade é salvar o jogador da própria equipe que foi atingido no combate.  Quanto mais jogadores forem salvos, mais combates terão que acontecer para que o objetivo seja alcançado: eliminar o médico para que não consiga recuperar a vida dos jogadores.

 

Em todas essas modalidades é importante ter um número relevante de jogadores para que as missões sejam possíveis de serem atingidas. Também é importante que na hora do jogo as regras estejam bastante claras para todos os jogadores.

 

Modalidades de paintball

No Paintball as maneiras de jogar em alguns casos são semelhantes às do airsoft, assim como as competências e habilidades que cada jogador precisa ter. Existem várias formas de se divertir jogando, aqui trazemos as principais e mais conhecidas modalidades do paintball: 

 

  • Speed

A modalidade speed no paintball é conhecida por ser um jogo rápido e dinâmico e os obstáculos na maioria das vezes são infláveis. O objetivo nessa modalidade geralmente é a eliminação adversária ou captura de bandeira. 

Fonte: LTuned Productions

  • Cenário

Nessa modalidade o cenário é bastante familiar com o ambiente militar, os obstáculos são árvores, matos, ou construções. Os objetivos são bem diversos também, mas o mais comum é a eliminação adversária. 

 

  • Real Action

Essa modalidade é para quem gosta de muita emoção pois esse jogo se baseia em imitar ações de combate bastante reais. Nessa forma os jogadores têm funções específicas como: comandante, sniper, SAM, médico etc. Os tiros em braços e pernas não acarreta na eliminação imediata assim como a maioria das outras modalidades, para o jogador ser eliminado é preciso que o tiro acerte a cabeça ou o tronco Os objetivos são diversos porém mais elaborados: bombas, reféns, resgates, invasões… O foco são nos objetivos e não na eliminação do adversário. 

Fonte: Campo Grande News

  • Milsim

Bastante parecida com a Real Action porém com alguns detalhes diferentes: Cada função tem um número limitado de bolinhas e tiros no tronco não eliminam, o jogador é eliminado apenas com tiro na cabeça e rendição. 

 

  • Extreme

Caracterizado por um alto nível de combate e simulação real, a modalidade Extreme tem a duração mínima de 12 horas de duração e todos os equipamentos necessários precisam estar dentro do jogo (inclusive água e comida). Os adversários podem “roubar” suprimentos (escubas, bolinhas, etc) e também é permitido dormir, mas vale a dica de montar acampamento e realizar rondas.

 

Diferença na munição de airsoft e paintball

A munição é um grande diferencial entre as modalidades. Os tiros de airsoft não deixam marcas de tinta, pautando o jogo na honra. Quando o jogador for atingido ele deve sinalizar de alguma forma (normalmente com os braços e armamento levantados).

Munição de airsoft

Existem munições de vários modelos, porém todas elas não estouram ou contém tinta, assim como a do paintball. Comumente chamadas de BBs (Ball Bearing) são bolinhas simples, polidas e com atrito baixo e as esferas mais comuns têm tamanhos de 6 e 8mm.  

 

Além disso, a BB não pode conter arestas ou composição frágil, visto que podem quebrar no processo de disparo e até mesmo danificar o equipamento durante o jogo. A pressão da esfera ao sair da arma é bastante grande, e por isso é possível que ocorram lesões se o jogador não estiver protegido com os equipamentos necessários.

Fonte: Airsofts

 

Munição do paintball

O nome do esporte já diz tudo, são pequenas “bolas de tinta” que ao entrar em atrito com um objeto ou pessoa, estouram e deixam marcas de tinta. Medem aproximadamente 17 mm de diâmetro e tem a consistência mais gelatinosa, porém resistentes o suficiente para não serem danificadas pelo disparo. Com o crescimento do esporte, hoje em dia existem fabricantes que utilizam até mesmo tintas biodegradáveis para amenizar o impacto ambiental. 

Fonte: Los Patos Locos

Proteções para jogar airsoft e paintball

Nas duas modalidades é imprescindível utilizar equipamentos de proteção como viseiras, óculos de proteção e máscaras. Sempre dê preferência para máscaras que cobrem o rosto inteiro, assim como a utilização de capacetes e luvas. 

Fonte: Espadas y mas

No airsoft podem ser utilizados uniformes táticos ou camisetas mais grossas de manga comprida para proteger dos disparos. Porém é comum ver jogadores com manga curta, afinal são esportes com bastante movimento então é normal sentir bastante calor e cansaço físico. 

 

Qual a diferença entre os marcadores de airsoft e paintball?

Geralmente a munição de airsoft é bastante fiel aos armamentos militares como metralhadoras, fuzis, snipers, pistolas e espingardas. Por isso, a maioria dos armamentos de airsoft precisam ter a ponta alaranjada, para que faça a distinção dos armamentos reais de combate. 

 

Já o marcador de paintball é voltado apenas para a funcionalidade, é muito raro encontrar marcadores de paintball que se assemelham a armas de fogo. Além do fato de que o compartimento de armazenamento das BBs fica no próprio marcador, o que impede que pareça com armas de combate.

 

Normalmente, uma das diferenças entre as modalidades são as armas. Enquanto os marcadores de paintball não tem a necessidade de serem réplicas de armas reais, aqui na Xtreme Paintball oferecemos marcadores que deixam a experiência muito mais imersiva tanto na modalidade de paintball quanto airsoft.

 

No maior campo aberto de Suzano, oferecemos uma estrutura completa para a prática de Paintball. Escolha qual combina mais com você e sua galera e venha para a Xtreme Paintball. 

 

WhatsApp:  (11) 9 5232-2156

Endereço: Estrada dos Fernandes, 4263 – Casa Branca – Suzano/SP

 

Ou clique aqui para fazer sua reserva!

Consultar agenda